Roacutan Bula – Indicação uso e contra indicação.

Roacutan Bula

O Roacutan é um medicamento para uso oral de ação anti-seborréica indicado especialmente para o tratamento de acne grave, nódulo-cística e conglobata, e quadros de acne resistentes a outras formas de tratamento. O nome genérico do medicamento é isotretinoína.

Forma Farmacêutica, Via de Administração e Apresentação de Roacutan

O Roacutan é vendido em cápsulas gelatinosas de 10 mg e 20 mg. Uso via oral. A caixa possui 30 cápsulas. O remédio é indicado para adultos.

Composição do Roacutan

Cada cápsula de Roacutan 10 mg contém:

Ingrediente ativo: 13-cis-retinóico……………….. 10 mg

Cada cápsula de Roacutan 20 mg contém:

Ingrediente ativo: 13-cis-retinóico ……………….. 20 mg

As substâncias que acompanham o princípio ativo do Raocutan são: óleo de soja, cera amarela, óleo de soja hidrogenado, óleo de soja parcialmente hidrogenado, gelatina, glicerol 85%, Karion 83, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho.

Ação do Ruacutan Bula

Na fórmula do remédio está contida a isotretinoína, que é uma substância derivada da vitamina A. Ela age diminuindo o tamanho das glândulas que produzem sebo. O resultado começa a parecer em um prazo estimado entre 8 e 16 semanas.

Saiba mais sobre as indicações de Roacuten.

Roacutan Bula – Indicações do medicamento

O Roacutan é indicado para o tratamento de formas graves de acne e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores.

Riscos do medicamento Roacutan

O Roacutan é contra-indicado para mulheres grávidas ou que possam vir a engravidar durante o período de tratamento.

Salvo os seguintes casos:

• paciente com acne grave resistente a outros medicamentos;

• o paciente deve ser advertido sobre a possibilidade de falha do método anticoncepcional;

• o paciente deve usar contracepção eficaz sem interrupção durante 1 mês antes de iniciar o tratamento com Roacutan, durante o tratamento e até 1 mês depois de encerrar o tratamento;

• recomenda-se fortemente a realização periódica do teste de gravidez;

• o tratamento com Roacutan deve ser iniciado somente no 2º ou 3º dia do próximo ciclo menstrual normal;

O Roacutan é contraindicado também em pacientes com insuficiência hepática, hipervitaminose A preexistente, valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados, alergia à droga ou a qualquer substância contida na cápsula.

Advertências e precauções

Não deve ser realizada doação de sangue durante e até um mês depois de encerrar o tratamento com Roacutan.

Apesar de não haver relação causal estabelecida, cuidados especiais precisam ser tomados em pacientes com história de depressão e todos pacientes devem ser supervisionados quanto à ocorrência de sinais de depressão e encaminhados para tratamento apropriado, caso houver necessidade.

Principais interações medicamentosas do Roacutan

O uso de Roacutan e vitamina A deve ser evitado, pois os sintomas de hipervitaminose A podem ser intensificados. Como o uso de tetraciclinas e derivados junto com Roacutan pode causar uma elevação na pressão intracraniana,

O Roacutan não deve ser utilizado por outras vias além da oral.

Modo de uso do Roacutan

Os conteúdos das cápsulas de Roacutan aparentam cor amarelo escuro em uma solução homogênea.  As cápsulas de Roacutan devem ser ingeridas durante ou após as refeições uma ou duas vezes ao dia.

O tratamento com Roacutan® deve ser iniciado com 0,5 mg/kg diário. Para a maioria dos pacientes, a dose varia de 0,5 -1,0 mg/kg/dia. Pacientes com doença muito grave ou com acne em tronco podem necessitar de doses diárias maiores, até 2,0 mg/kg.

Caso aconteça o esquecimento da dose por um dia, recomenda-se ingerir a dose prescrita normalmente no outro dia.

Reações adversas ao uso de Roacutan

O tratamento com Roacutan só deve realizado quando houver acompanhamento e for receitado por um médico.

Conduta em caso de superdose do Roacutan

Sinais de hipervitaminose A (secura nos lábios, rachaduras na pele, dor de cabeça e perturbações visuais) podem surgir no caso de superdose. Se acontecerem os sintomas o tratamento deve ser imediatamente interrompido e o médico deve ser informado.

Contra Indicação de Roacutan

O Roacutan é contraindicado nos seguintes casos: gravidez (em mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento, a menos que essas pacientes satisfaçam todos os critérios de contracepção exigidos , mulheres no período de lactação, insuficiência hepática, hipervitaminose A preexistente, pacientes fazendo uso concomitante de tetraciclinas e derivados, pacientes com valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados. Roacutan é também contraindicado em pacientes com hipersensibilidade à droga ou a algum de seus componentes.

Pacientes idosos

Como pacientes idosos podem apresentar diminuição da função renal e dislipidemias decorrentes da idade, é recomendado que seja acompanhado e monitorado frequentemente os níveis séricos de creatinina, colesterol, triglicérides e da função renal.

Pacientes pediátricos

Não existem estudos referentes ao uso de Roacutan em pacientes com menos de 12 anos de idade.

 Instruções de dosagem especial

Em pacientes com insuficiência renal grave o tratamento com Roacutan deve ser iniciado com uma dose menor (por exemplo, 10 mg/dia) e ajustado individualmente de acordo com a tolerância. A dose deverá ser aumentada até 1 mg/kg/dia ou até a dose diária máxima tolerada pelo paciente.

Comente (será moderado)